Delfi

Vou deixar aqui umas imagens de Delfi, provavelmente um dos sitios mais bonitos da Grécia.
Foi num fim de semana de descanso,( um dos muito poucos que houve até agora) que fomos até Delfi.
Assim sabado de manhã depois do treino partimos em direccão a Elefsina.
Apesar da chuva, podemos dizer que foi espectacular.
Delfi (antiga Delfos) será, segundo uma lenda o centro da Terra devido a um facto muito curioso que foi o lancamento de duas águias de cantos opostos do mundo, e que se cruzaram nos céus precisamente sobre Delfi.
Também é conhecida por ter sido o local de residencia de Apolo, assim como um local de reflexão e de consulta aos deuses sobre a vida privada e politica, isto claro muitos séculos antes de cristo.
Também existe uma fonte famosa, a nascente de Castália onde as pessoas que visitavam Delfi com intencões religiosas se lavavam inclusivé os cabelos para se purificarem e pedirem favores aos Deuses. Tradicão essa que ainda hoje as pessoas fazem questão de lembrar, e por isso mesmo convem não deixar de beber um pouco dessa fonte , nem deixar de passar na pele do corpo e dos cabelos.
Mas continuando, existe ainda um teatro que foi construido há 2500 e tem mais de 5000 lugares sentados, um estádio, onde se faziam os jogos píticos, que ja consitiam em provas sobretudo de atletismo.
Mas impressionante mesmo, é a sensacão de bem estar que se tem neste local, porque nós visitamos tudo sempre debaixo de chuva, e nem nós, nem os turistas que por lá estavam abandonaram a ideia de visitar tudo até ao fim.
Para o fim mas muito importante ficou o museu, que possui imagens muito importantes, algumas delas devolvidas pelos paises mais recentemente, dado que quando os romanos invadiram a Grecia Antiga levaram muitos dos tesouros que faziam parte desta pequena cidade.
Quando se olha para uma escultura destas e se pára para pensar, tanta gente, tantos seculos ja passaram e nós ali, perto e a tocar numa pedra com tanta história.
Até dá arrepios...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

NATAL GREGO

....... e de repente 2017